Trabalho livro Joaquim Manuel de Macedo

Orientações sobre o trabalho de criação do projeto gráfico e diagramação do livro "A Moreninha", de Joaquim Manuel de Macedo, com a geração (opcional) do respectivo e-book.


O trabalho valerá 2 pontos e deverá ser entregue no dia 24  de maio de 2019 (sexta-feira) (apenas via e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Clique AQUI para fazer o download do texto (em Word)

 

Clique com o botão direito do mouse sobre as imagens para baixá-las

 

Tutoriais de InDesign

Vídeos (canal no Youtube)
PDF

A obra é composta de 25 capítulos (incluindo o prefácio, com breve biografia do autor, e o epílogo), antecedidos pelas informações da parte pré-textual (Falsa folha de rosto, folha de rosto e informações da página de créditos - como nomes dos responsáveis pela edição do texto, ficha catalográfica e informações sobre a editora) e sucedidos pela parte pós-textual (apenas o colofão).

No texto há indicadores das diferentes partes do livro, bem como seções no meio do texto que precisarão de destaques visuais, que devem ser excluídas do que vai ser diagramado no InDesign. E também há indicadores de onde devem ser incluídas a logomarca da Editora Soletras e a foto de Joaquim Manuel de Macedo. A imagem da capa será usada apenas com o e-book (cuja realização é opcional).

  

Observações:
O documento produzido no InDesign deve ser enviado tanto no formato original do programa (na extensão INDD) como no formato intercambiável (extensão IDML), de modo que possa ser aberto em diferentes versões do software.  Para isso, use os comandos abaixo:

  • FILE > EXPORT > Tipo InDesign Markup (IDML)

 

Ao ser finalizada a diagramação, gere um pasta com todos os arquivos (INDD, fontes, imagens) usando os comandos: FILE > PACKAGE. Em seguida, salve nesta pasta os arquivos IDML e ePUB. Compacte a pasta e envie-a por e-mail.

 

 

1. Deve ser escolhido um formato de bolso para o livro. Para isso, outros livros no formato bolso podem ser medidos e usados como referência.

Alguns formatos no mercado:

  • 10 x 15 cm
  • 10,5 x 16 cm
  • 11 x 18 cm (comuns nos livros da L&PM)
  • 11,5 x 18 cm
  • 12 x 18 cm (na coleção BestBolso)

Vale a pena também acessar esses links:

2. A escolha das margens (que vão definir a mancha gráfica das páginas) pode também ser baseada em algum livro já existente.

3. No projeto gráfico, devem ser atribuídos estilos de parágrafo para todos os elementos do texto (inclusive para as notas de rodapé). O uso dos estilos de caractere pode ser útil para garantia de que os itálicos definidos pelo autor não sejam perdidos, e também para o caso dos primeiros parágrafos de cada capítulo (no quais podem ser usados capitulares ou versaletes).
Obs: Os estilos de parágrafo e caractere do projeto não podem ser copiados literalmente do livro que está sendo desenvolvido na sala de aula com a obra do Celso Furtado.

4. Em nenhum momento, os elementos do texto (título, subtítulo, parágrafos de texto...) devem ser separados com ENTER.

5. As páginas pares e ímpares deverão ser numeradas, à exceção das páginas de abertura de capítulo e as que estiverem totalmente em branco.

6. O cabeço das páginas é opcional.

7. Além da FALSA FOLHA DE ROSTO, da FOLHA DE ROSTO e da PÁGINA DE CRÉDITOS, o livro deve ter o SUMÁRIO, no qual apareçam os títulos dos capítulos, acompanhados de suas respectivas páginas. O último elemento do livro será o COLOFÃO. Todos estes elementos devem estar submetidos aos respectivos estilos de parágrafo.

8. Não esquecer que o livro deverá ter, ao final da diagramação, um total de páginas múltiplo de 4 (ou seja, em que o número de páginas, dividido por 4, resulte em um número inteiro).

9. A criação do projeto gráfico depende previamente da observação dos diferentes elementos do livro. Por isso, não deixe de, antes, "folhear" o texto, ou seja, de passar pelas páginas do documento para conhecer o modo como o conteúdo está estruturado.

OBSERVE SE ESTÁ COLOCANDO EM PRÁTICA OS SEGUINTES CONHECIMENTOS NO INDESIGN: 

a. Criação do documento (formato, margens, sangria...)
b. Distribuição do texto (fluxo normal e fluxo automático)
c. Diagramação de imagens (inclusive com o recurso Text Wrap)
d. Metadados de imagens (para arquivos digitais voltados a leitores com dificuldade de visão)
e. Metadados do documento (para o caso de e-books)
f. Numeração de páginas e exclusão de numeração em páginas de abertura de capítulo e nas páginas em branco (página-mestre)
g. Estilo de parágrafo e de caractere (inclusive para o layout das páginas de abertura de capítulo e aplicação em notas de rodapé)
h. Criação de sumário
i. Ancoragem de imagens (para o caso de e-books)
j. Revisão de erros (inclusive número de páginas do documento)
k. Fechamento de arquivo para entrega (IDML e package)