Imprimir

Programa de Produção de Livro

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
ESCOLA DE COMUNICAÇÃO

DISCIPLINA: PRODUÇÃO DE LIVRO OU OUTRO IMPRESSO (60 h) – ECL513
PROFESSOR: PAULO CÉSAR CASTRO
DIAS E HORÁRIOS: Terças e quintas, de 11h10 às 12h50


Ementa:
Elaboração de um livro como aplicação das teorias estudadas. Projeto gráfico; diagramação e arte-final, conforme projeto gráfico; cálculo de custo; projeto editorial, como editor, redator, preparador de originais e revisor de provas; edição de iconografia, pesquisa iconográfica e textual.

 

Objetivos:
Fornecer subsídios teóricos e técnico-práticos para a produção completa de um livro, dando destaque a cada uma das várias etapas desse processo, suas inter-relações e o cuidado com cada uma delas para a qualidade final do produto. Neste sentido, os alunos são capacitados a trabalhar nas fases da projetação, da pré-impressão, impressão e pós-impressão (acabamento) tanto do livro e sua capa quanto de outras peças que tenham relação com eles, como, a título de sugestão, um marcador e/ou convite para lançamento ou ainda qualquer outra peça gráfica proposta por eles.

Obs.: Por ser oferecida como complementar também para alunos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Rádio e TV de diferentes períodos, faz-se necessária uma discussão prévia na disciplina (de cerca de 1/5 da carga horária total) sobre questões relativas, em termos mais gerais, à criação de um projeto gráfico e à produção gráfica (tipografia, cor, resolução, papel etc.), assim como do uso de softwares de editoração eletrônica, antes de, enfim, ser introduzida a produção na área específica do livro.


Programa:

Unidade I – PRODUÇÃO GRÁFICA
1.1. A produção gráfica e suas etapas: projetação, pré-impressão, impressão, pós-impressão (acabamento);
1.2. Tipografia: estilos, escolhendo e combinando tipos; True Type, Type 1 e Open Type;
1.3. Traço, reticula e meio-tom;
1.4. Digitalização de imagens: resolução, lineatura (impressos x vídeos), tipos de arquivos (TIF, EPS, JPEG, GIF);
1.5. Impressão em P&B, monocromia e impressão a cores (CMYK, RGB);
1.6. A matriz e seus elementos: marcas de impressão, área útil de impressão, sangramentos, imposição de páginas;
1.7. Softwares de editoração eletrônica: bitmapped, vetoriais e paginadores; arquivo aberto, arquivo fechado, PDF.

Unidade II – PROJETO GRÁFICO
2.1. Projeto gráfico de livro: miolo x capa;
2.2. Projeto gráfico do miolo x aspectos industriais: tipos de papel, formato de fábrica do papel, formato da página, cadernos;
2.3. Cálculo de folhas de papel para imprimir o miolo;
2.4. Formatos de páginas e definição de mancha gráfica;
2.5. Tipografia: linha de composição, tipos, corpo, entrelinha, kerning, ligatura;
2.6. Partes do livro: pré-textuais, textuais, pós-textuais e extratextuais;
2.7. Criação gráfica da capa: estilos, composição, análise de capas, briefing, brainstorn, banco de imagens, rafe;
2.8. Capa: tipos de papel, 4ª capa, orelhas, cálculo de lombada, cálculo de folhas para impressão.

Unidade III – DIAGRAMAÇÃO
3.1. Diagramação do miolo: diagrama, grade;
3.2. Controle de órfãs e viúvas, hifenização, estilos;
3.3. Criação da capa e das outras peças gráficas: qual software usar?;
3.4. Fechamento do arquivo para birôs com separação de cores: arquivos PS e PDF.

Unidade IV – ACOMPANHAMENTO GRÁFICO
4.1. Orçamento, provas, prazos;
4.2. Impressão digital;
4.3. Acabamento: refile, dobradura, encadernação, revestimentos.


Metodologia:
Aulas expositivas, análise de projetos gráficos de livros e capas, operação de softwares de editoração eletrônica, visita a gráficas.

Bibliografia básica:
ARAÚJO, Emanuel. A construção do livro: princípios da técnica de editoração. 3ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. 676 p.
BRINGHURST, Robert. Elementos do estilo tipográfico. Versão 3.0. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
FAWCETT-TANG, Roger. O livro e o designer I: embalagem, navegação, estrutura e especificação. São Paulo: Rosari, 2007.
HALLEWELL, Lawrence. O livro no Brasil. São Paulo: Queiróz, EDUSP, 1985.
HASLAM, Andrew. O livro e o designer II: como criar e produzir livros. São Paulo: 2010.
HENDEL, Richard. O design do livro. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003. 224 p.
MAGALHÃES, A. Editoração hoje. Rio de Janeiro: FGV, 1981.
MARTINS, Nelson. A imagem digital na editoração: manipulação, conversão e fechamento de arquivos. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2003. 144 p.
NIEMEYER, Lucy. Tipografia: uma apresentação. 3ª ed. Rio de Janeiro: 2AB, 2003.
OLIVEIRA, Marina. Produção gráfica para designers. 2ª ed. Rio de Janeiro: 2AB, 2002. 136 p.
PEDROZO, Ana Cristina. Coleção Indústria Gráfica - Imposição com Preps. São Paulo: Bytes & Types, 2015.
SAMARA, Timothy. Grid: construção e desconstrução. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
SILVA, Jorge Antonio Monteiro da. Como planejar e produzir um projeto gráfico. Rio de Janeiro: Ediouro, 1990.
TSCHICHOLD, Jan. A forma do livro: ensaios sobre Tipografia e Estética do Livro. São Paulo: Ateliê Editorial, 2007.


Forma de avaliação:
Os alunos serão avaliados pelo resultado final da criação e execução do projeto gráfico do livro (ficando a escolha dos originais a critério de cada aluno), da capa e das outras peças gráficas propostas por eles, devendo este material ser produzido e entregue no formato de arquivo digital aberto e fechado (observadas as etapas definidas em calendário previamente apresentado pelo professor). O projeto deve ser acompanhado de um relatório no qual serão informados todos os aspectos relacionados ao projeto gráfico do livro, bem como a relação que têm o conteúdo e o público a que se destina a obra. A impressão da capa (em papel couchê) e pelo menos de um caderno do miolo é obrigatória. A impressão completa e o respectivo acabamento do material, com a sugestão de que seja destinado um exemplar ao Laboratório de Produção Editorial, é estimulada, mas não obrigatória, haja visto que o custo financeiro para tal empreitada pode ser proibitivo dependendo do projeto gráfico.