Imprimir

Forma de avaliação

Técnica de Reportagem II

 

A nota final da disciplina será a soma das médias aritméticas de cada etapa (individual e a coletiva) com a nota da participação individual.

 

 

PARTICIPAÇÃO INDIVIDUAL

Observação: Esta nota parcial diz respeito à participação nas atividades em sala de aula, através de leitura de textos, realização de exercícios, intervenção com perguntas e observações sobre os conteúdos e outras formas de colaboração para a disciplina.

 

ETAPAS DE PRODUÇÃO DAS REPORTAGENS

 

PAUTA

Observação:
O modelo para elaboração da pauta se encontra no site (DISCIPLINAS > TÉCNICA DE REPORTAGEM > DOWNLOAD)

 

APURAÇÃO

Observações:
Fechada a pauta (de acordo com o modelo do site parlamidia.com), o(a)s aluno(a)s começarão o trabalho de levantamento das informações.

Este poderá acontecer através de:
:: diferentes formas de entrevistas das fontes (e-mail, redes sociais, telefone, aplicativos – pelo menos duas entrevistas deverão ser feitas pessoalmente, com a ida dos alunos a algum lugar que tenha a ver com o tema da reportagem);
:: fotografias (se possível, sempre com boas resoluções), vídeos, áudios;
:: pesquisas em sites, livros, filmes ou em qualquer outra fonte diferente dos entrevistados (muitas vezes, essas pesquisas são a base para as contextualizações necessárias ao bom entendimento de certas questões da reportagem) – nessa etapa muitos dados poderão requerer ainda um trabalho posterior de tratamento através de técnicas computacionais, com auxílio de programas de planilhas e de banco de dados, ou com técnicas de raspagem e mineração de dados. A pauta já pode previamente indicar quais materiais iconográficos poderão ser produzidos, ainda que os dados para eles não tenham sido apurados (é o caso de um possível mapa com o Google Maps).

Nessa etapa, o professor avaliará o trabalho do grupo e individualmente a partir do "retorno" que cada um dará a respeito de suas apurações. Compete ao grupo chegar a um consenso a respeito da realização das tarefas de apuração de modo justo e equilibrado para todos. Em casos de divergências, o professor poderá arbitrar a divisão das atividades.
Também nessa etapa, a ausência nas aulas poderá ser abonada desde que justificada, com comprovação, para alguma atividade de apuração.

 

REDAÇÃO DO TEXTO E PREPARAÇÃO/TRATAMENTO DE DEMAIS CONTEÚDOS

Observações:
A sala de aula poderá até ser usada para a redação dos textos, mas certamente não é melhor lugar para isso. O ideal é que os textos sejam redigidos em casa e os encontros na ECO fiquem para que os grupos, juntos com o professor, tirem dúvidas, façam ajustes. No caso da preparação/tratamento de outros conteúdos (retoques, edição, legendagem, sonorização etc.), a maior parte destas pode ser realizada na sala, seja por causa do acesso aos computadores, seja pelo falta de domínio dos softwares para tal.

 

REVISÃO/CHECAGEM

Observações:
Cada grupo ficará responsável pela revisão/checagem/adequação/normalização de textos e demais conteúdos de outro grupo.

 

EDIÇÃO/DIAGRAMAÇÃO (IMPRESSO e ONLINE)

Observações:
Produzidos e revisados, todos os conteúdos serão enfim editados e diagramados em uma revista (ZOOM) e em um site com projetos gráficos previamente criados pelo professor.
Em uma reunião do grupo com o professor, todas as reportagens serão submetidas a uma votação, sob o mesmo formato para a escolha da pauta. A mais votada ganhará a capa da revista e aparecerá nas primeiras páginas internas; as outras serão distribuídas sequencialmente pelas demais páginas da revista de acordo com a ordem da eleição.
Discutiremos nessa reunião se a revista terá uma capa monotemática (com apenas uma chamada, como a Veja) ou se terá uma chamada principal e outras pequenas chamadas para outras reportagens.

A nota final da disciplina será a soma das médias aritméticas de cada etapa (individual e a coletiva) com a nota da participação individual.