Processo seletivo PET - março/2019

Relação das aprovadas para a segunda fase do processo seletivo. As entrevistas serão realizadas a partir de 11h do dia 28 de março (quinta-feira) na sala do PET, na ordem da lista aqui apresentada, com seus respectivos horários. 

1. Ana Clara da Silva Cerqueira (11:00 - 11:15)
2. Moniqui Maciel Frazão (11:15 - 11:30)
3. Letícia Lima Nery (11:30 - 11:45)
4. Leticia Caroline da Silva (11:45 - 12:00)
5. Emanuelle Louise Bordallo Quintanilha (12:00 - 12:15)

Estão abertas inscrições para processo de seleção de 5 alunxs, COM bolsa, para o Programa de Educação Tutorial (PET), da Escola de Comunicação (ECO-UFRJ). Veja mais detalhes sobre o calendário e as etapas da seleção.

A inscrição deve ser feita através do envio de um TEXTO para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., de 18 a 25 de março (até 23h59min).

Vagas

  • 5 vagas COM bolsa
  • vagas SEM bolsa (todos os alunos aprovados com nota final igual ou superior 7,0; no caso de alunxs com bolsa pedirem desligamento, as vagas serão ocupadas pelxs aprovadxs de acordo com a ordem de aprovação)

 

Pré-requisitos para aceitação da inscrição

1. Estar matriculado(a) do 1º ao 4º período, informando no texto:

  • Nome completo
  • Período
  • DRE

Observações:

  • É fundamental, antes da inscrição, a leitura do Manual de Orientações Básicas do PET (http://portal.mec.gov.br/pet/manual-de-orientacoes), para conhecimentos dos direitos e deveres do(a) petiano(a).

  • Vale a pena destacar, entre outros requisitos, que o(a) aluno(a) precisa "ter disponibilidade
    >>> para dedicar 20 (vinte) horas semanais às atividades do programa" (item 1.1.4., p. 19);
    >>> para participar das reuniões do grupo de estudos todas as quintas-feiras, de 11 às 13h;
    >>> e também para participar de todas as demais atividades do Programa nos seguintes períodos de 2019: 11/março a 12/julho e 5/agosto a 13/dezembro.

  • É recomendável também ler os critérios de desligamento do(a) bolsista no Manual (p. 20-21).

 

2. Apresentação de um TEXTO dissertativo-argumentativo baseado nas ideias de Manuel Castells desenvolvidas no livro Comunicación y Poder, cuja página a ser lida pode ser encontrada AQUI

  • A partir das questões levantadas pelo sociólogo espanhol, o(a) candidato(a) deve desenvolver um texto dissertativo com suas próprias palavras, ou seja, sem copiar literalmente o autor. As ideias de outros autores que dialoguem com Castells nestas questões também podem ser usadas, desde que, no texto, sejam identificadas as fontes bibliográficas (sobrenome do autor, ano, página - se for livro - ou link do site onde o texto se encontra).
  • Caso algum trecho dos autores venha a ser citado literalmente, este deve ser colocado entre aspas e seguido, entre parenteses, do sobrenome do autor e a página (ou link) de onde foi retirado.
  • O texto deve ter entre 2.500 e 5000 caracteres (com espaços), já incluídos título e nome do autor e não pode ser redigido na forma de lista.
  • Serão levados em consideração a ortografia (concordâncias verbal e nominal, pontuação, acentuação etc.) e a capacidade argumentativa em relação às ideias e conceitos apresentados por Castells (e outros autores usados). Identificada qualquer cópia literal de qualquer texto (de livro ou internet), o(a) candidato(a) será eliminado(a).

Observação: No assunto do e-mail, incluir o título "Processo Seletivo 2019-1" seguido do nome do(a) candidato(a). 

 

3. Leitura do texto “A Retórica da Imagem”, de Roland Barthes, para a entrevista pessoal.

 

Etapas do processo seletivo em detalhes

18 a 25 de março (até 23h59min) - Primeira etapa : Envio do TEXTO dissertativo-argumentativo (que será tomado como inscrição no processo seletivo).

26 de março (terça-feira) : Divulgação dos aprovados na primeira etapa.

• 28 de março (quinta-feira - a partir de 11 horas, de acordo com a ordem de classificação dos aprovados na primeira etapa, na sala do PET) : Entrevistas pessoais baseadas no TEXTO escrito pelo(a) candidato(a) e no texto de Roland Barthes indicado para leitura (cada entrevista, individual, deve durar no máximo 15 minutos e será gravada).

1 de abril (segunda-feira) : Divulgação do resultado final, com a ocupação das vagas com bolsa e das vagas sem bolsa.