Processo seletivo PET-ECO 2021

Resultado do processo seletivo do PET-ECO/UFRJ - março-abril/2021

Posição Nome 1a. Etapa (Texto) 2a. Etapa (Entrevista) Nota final
1 Sabrina Porto de Oliveira 8,0 10,0 9,0
2 Dandara Sol Campello 8,0 9,8 8,9
3 Kethury C. Pereira Santos 9,0 8,5 8,8
4 João Maurício Maturana Ferreira 9,0 8,3 8,7
5 Juliana Carvalho Sorrenti 9,5 7,7 8,6
6 Danty Alves Silva 7,5 9,3 8,4
7 Rebecca Henze Basto Lima 8,0 8,5 8,3
8 Kassielle Haical Jacob 10,0 6,0 8,0
9 Maria das Graças Sabino Nobre da Silva 7,0 7,5 7,3
10 Caio Nascimento Araujo 6,0 8,1 7,1
11 Igor Vieira Carneiro 6,5 7,5 7,0

* * * * *

EDITAL

Estão abertas inscrições para o Processo de Seleção 2021 do Programa de Educação Tutorial (PET) da Escola de Comunicação da UFRJ (ECO-UFRJ), de acordo com as informações e critérios a seguir. Clique AQUI para saber o que fazemos no PET.

1. Número de vagas

  • 5 vagas COM bolsa (valor mensal: R$ 400,00)
  • 3 vagas SEM bolsa

Obs: Serão considerado(a)s aprovado(a)s todo(a)s o(a)s aluno(a)s com nota final igual ou superior 7,0. Se participarem efetivamente das atividades do PET, o(a)s aluno(a)s aprovado(a)s sem bolsa podem passar à condição de bolsistas no caso de abertura de vaga, obedecendo a ordem de classificação do processo seletivo.)

 

2. Pré-requisitos para aceitação da inscrição (leitura importante!)

    1. Estar matriculado(a) do 1º ao 4º período.

Observação 1: É fundamental, antes da inscrição, a leitura do Manual de Orientações Básicas do PET (http://portal.mec.gov.br/pet/manual-de-orientacoes), para conhecimentos dos direitos e deveres do(a) petiano(a).
Vale a pena destacar, entre outros requisitos, que o(a) aluno(a) precisa “ter disponibilidade para dedicar vinte horas semanais às atividades do programa” (item 1.1.4., p. 19). Por causa das mudanças no calendário letivo da UFRJ em 2021, devido à pandemia, as férias do grupo ocorrerão nos recessos entre os períodos de aulas.
É recomendável também ler os critérios de desligamento do(a) bolsista no Manual (p. 20-21).

Observação 2: A bolsa só é homologada mensalmente se o(a) aluno(a) atender os seguintes requisitos que o tutor precisa responder:

      • Os estudantes bolsistas do PET ESTÃO regularmente matriculados em curso de graduação nessa IES e CUMPRIRAM a carga horária de 20 horas semanais no desempenho das atividades programadas no Planejamento Anual do Grupo de Tutoria?
      • Os estudantes bolsistas integrantes do Grupo OBTIVERAM bom rendimento acadêmico em conformidade com os parâmetros fixados pelo colegiado máximo de ensino de graduação dessa IES (Instituição de Ensino Superior) e CUMPRIRAM com os deveres de que tratam os incisos I a III e de V a VIII do art. 18 da Portaria MEC nº 976, de 27.7.2010?
      • Existem estudantes bolsistas integrantes do Grupo que acumularam duas reprovações em disciplinas após o seu ingresso no PET?

 

3. Primeira Etapa - Inscrição

Para ter aceita a inscrição, o(a) candidato(a) deve observar os seguintes itens:

  1. Envio de um TEXTO dissertativo-argumentativo - para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., de 12 a 26 de março (até às 23h59min) - reunindo as questões desenvolvidas nos seguintes textos:

> CASTELLS, Manuel. "A comunicação na era digital", capítulo do livro Comunicación y poder. [clique AQUI para baixar]

> PARISER, Eli. "Introdução" do livro O filtro invisível: o que a internet está escondendo de você. [clique AQUI para baixar]

::: O e-book está no formato ePub e, para ser lido, é necessário um programa no computador (pode ser o gratuito Adobe Digital Editions) ou um aplicativo no celular/tablet (no iPhone e no iPad, pode ser o Books/Livros; em equipamentos Android, pode ser qualquer um leitor de livros eletrônicos. Só não é compatível com equipamentos da Amazon).

Observações sobre a escrita:

  • A partir dos aspectos levantados pelos dois autores, o(a) candidato(a) deve desenvolver um texto dissertativo com suas próprias palavras, ou seja, sem copiar literalmente os autores, fazendo-os "dialogar", ou seja, mostrar em que aspectos convergem ou divergem, ou como as ideias de um ajudam a explicar o outro.
  • Caso algum trecho dos autores venha a ser citado literalmente, este deve ser colocado entre aspas e seguido, entre parênteses, do sobrenome do autor.
  • O texto deve ter entre 3.000 e 5.000 caracteres (com espaços), já incluídos título, nome do autor, período e DRE, e não pode ser redigido na forma de lista.
  • Serão levados em consideração na correção a ortografia (concordâncias verbal e nominal, pontuação, acentuação etc.) e a capacidade argumentativa em relação às ideias e conceitos apresentados por Castells e Pariser. Identificada qualquer cópia literal de qualquer texto (de livro ou internet), o(a) candidato(a) será eliminado(a). 

Observação: No assunto do e-mail, incluir o título Processo Seletivo 2020 seguido do nome do(a) candidato(a). O texto pode ser enviado, como anexo, nos formatos DOC, RTF, TXT e PDF. Não pode ser através de compartilhamento do Google Docs.

 

4. Segunda Etapa - Entrevista pessoal remota

O(a)s candidato(a)s que alcançar nota 7,0 (sete) ou superior na Primeira Etapa participarão de entrevista individual - no dia 31 de março, a partir de 10:00 - baseada no texto usado para a inscrição e na leitura do seguinte artigo:

BARTHES, Roland. A retórica da imagem. [Clique AQUI para baixar]

 

Observações:

      • O anúncio da marca Panzani citado no texto pode ser encontrado AQUI ou nesta página, depois da tabela com o calendário.
      • As entrevistas acontecerão de acordo com a ordem de classificação do(a)s aprovado(a)s na primeira etapa.
      • Cada entrevista remota, individual, deve durar até 15 minutos e será gravada.
      • As entrevistas serão realizadas através da ferramenta Google Meet - inclusive em vídeo - ou outra no caso de impedimento da primeira. O link da reunião será enviado para o e-mail do(a) candidato(a) 3 minutos antes da hora prevista para a entrevista, que será divulgada previamente.

5. Calendário

ATIVIDADE DATA
INSCRIÇÃO
apenas com o envio do TEXTO dissertativo-argumentativo
de 12 a 26 de março (até às 23h59min)
Divulgação do(a)s APROVADO(A)S na primeira etapa até 29 de março

ENTREVISTAS pessoais baseadas no TEXTO escrito pelo(a) candidato(a) e no texto de Roland Barthes indicado para leitura (cada entrevista, individual, deve durar no máximo 15 minutos e será gravada)


Obs: Dependendo da quantidade de aprovado(a)s para a segunda etapa, as entrevistas poderão acontecer também no dia 1 de abril, a partir de 10:00
31 de março
(a partir de 10:00, de acordo com a ordem de classificação dos aprovados na primeira etapa, remotamente, através do Google Meet ou outra ferramenta online)
Divulgação do RESULTADO FINAL 2 de abril

 

 

 

 


O que fazemos no PET

O PET é um programa do Ministério da Educação (MEC), subordinado à Secretaria de Ensino Superior (SESu), desenvolvido por estudantes de graduação, com a tutoria de um(a) professor(a), através de atividades em que estejam associadas o ensino, a pesquisa e a extensão.

No PET-ECO, as atividades de ENSINO se dividem em:

  • oficinas ministradas pelo tutor e, principalmente, pelo(a)s petiano(a)s sobre temas da área da comunicação, a partir de conhecimentos obtidos em atividades realizadas no próprio PET ou outros que o(a)s aluno(a)s já têm de outras experiências em disciplinas da ECO ou fora da universidade (cursos, oficinas, treinamentos...). O objetivo com as oficinas é a multiplicação de saberes com o(a)s demais aluno(a)s da ECO, da UFRJ ou mesmo de fora da universidade (caracterizando-se como atividades de extensão).

  • disciplinas ofertadas na grade oficial da ECO, que permitem aproveitamento na forma de créditos para a formação do(a)s aluno(a)s nas habilitações de Comunicação - Jornalismo, Publicidade, Radialismo e Produção Editorial - e do curso de Direção Teatral; mas também para qualquer outro(a) aluno(a) da UFRJ. 

 

A EXTENSÃO pode resultar de diferentes atividades que tenham como alvo o público externo à unidade, cujas concepção, planejamento e organização são feitas pelo(a)s petiano(a)s, sob supervisão do tutor. Pode acontecer através de:

  • eventos acadêmicos (como o Meio a Meios - voltado aos alunos de jornalismo da ECO e demais interessados externos; Editor em Ação - evento do curso de Produção Editorial; I Seminário de Humanidades Digitais, com o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI/IBICT/ECO-UFRJ; entre outros.

  • oficinas e cursos, desde que com a participação da comunidade externa à UFRJ.

A PESQUISA é realizada através de:

  • proposição, desenvolvimento de proposta/projeto e realização de pesquisas acadêmicas, anualmente, sob orientação do tutor, cujo objetivo principal é a apresentação dos resultados durante a Semana de Integração Acadêmica da UFRJ. A pesquisa pode ainda ser apresentada em outros eventos acadêmicos (dentro e fora do Rio) e também resultar em artigos científicos a serem submetidos a revistas acadêmicas.

  • grupo de estudos, com reuniões semanais - sempre às quintas-feiras, de 11 às 13h -, com interesse principal em metodologias de análise, sendo as mais discutidas, a partir da leitura de textos indicados pelo tutor, a Análise de Discurso, Análise de Conteúdo, Semiologia e Semiótica.

  • O grupo tem também investido na metodologia de Análise de Rede Social (ARS), devido às pesquisas que vêm sendo realizadas tendo como foco os diferentes fenômenos comunicacionais na internet (principalmente nas redes sociais online). Como consequência do interesse nessa temática, e também em Jornalismo de Dados, vem ainda se dedicando ao estudo de ferramentas (softwares, aplicativos, linguagens de programação...) que possibilitem coletar e analisar grandes volumes de dados encontrados na internet.  

[VOLTAR]