Roteiro Produção para Internet

Criação de site com Joomla! para a
disciplina Produção para a Internet

Data de entrega: 4/7/2017

Em 2017-1, não será necessário executar os passos 7 e 9 a seguir.
A cada dia de atraso, incluindo o fim de semana, na entrega do trabalho serão descontados 0,25 pontos.

 

A entrega do site deve ser feita por e-mail, através do arquivo compactado (no formato ZIP) gerado a partir do componente Akeeba Backup, ou pelo endereço (URL) do site caso seja hospedado em um servidor.

 

Clique aqui para ver vídeo mostrando como instalar e usar o componente Akeeba.

 

 

 

O site deverá cumprir pelo menos os seguintes itens:

1. A criação de categorias, subcategorias e seus respectivos artigos (textos e imagens que podem ser copiadas da internet) de modo a organizar/estruturar o acesso ao conteúdo de acordo com o organograma apresentado.

Obs: O organograma deve ser entregue antes do site, de modo que possam ser feitas observações a respeito da estrutura do site. Sendo assim, o organograma não poderá ser entregue junto com o site, o que acarretará reprovação na disciplina.

 

2. Criação dos respectivos links das categorias e subcategorias, a serem exibidos em todas as páginas do site. Fica a critério de cada aluno a exibição do conteúdo na forma de Blog ou de Lista Padrão.

Obs: Cada categoria ou subcategoria deve ter pelo menos 3 artigos/conteúdos associados.

3. Além dos links para o conteúdo dinâmico, devem ser criados links administrativos pelo menos para o Fale Conosco e para o Quem Somos, que devem ficar em outro menu diferente do usado para as categorias e subcategorias relacionadas ao conteúdo principal. No artigo do Quem Somos deve ser informado o nome do aluno responsável pelo site.

4. Em termos de módulos, devem ser usados pelo menos os recursos HTML Personalizado e Formulário de Login (Login Form), que devem figurar apenas na home page. O HTML Personalizado pode ser usado, por exemplo, para exibir na home page algum conteúdo exclusivo, como uma área com os colunistas do site.

5. Também será avaliada a criação de usuários com diferentes níveis de acesso ao site (Registrado, Author, Editor, Publisher), de acordo com as diferentes categorias que o Joomla permite. Para tanto, será preciso me enviar por e-mail a lista dos usuários com suas respectivas senhas. O uso deste recurso deve estar associado a conteúdos com acesso restrito, apenas para usuários registrados.

6. Os artigos do site devem ser acompanhados de botões de compartilhamento das redes sociais.

7. Aos usuários devem ser permitido comentar os artigos através de formulários de comentários. Pode ser usado, a título de exemplo, o componente JComments (Download por www.joomla.org).

Obs: Clique AQUI para acessar vídeo ensinando a instalar e configurar o JComments.

 

8. O site deve ter pelo menos um vídeo postado, seja mantido em alguma pasta do próprio site ou hospedado em algum servidor de vídeos, como o YouTube. Pode ser usado o componente All Videos. Aqui no site há um tutorial ensinando a instalá-lo e a configurá-lo.

9. A criação de pelo menos um álbum de fotos, que pode ser feito com o Phoca Gallery ou qualquer outro recurso para álbuns de fotos.

Clique aqui para ver tutorial de instalação e uso do componente Phoca Gallery.

10. Cada site deve ter pelo menos a logomarca original do template substituída por uma nova, adequada ao tema do site.

A logormarca do site pode ser localiza dentro da pasta IMAGES que fica na pasta do template usado.

::: Windows: C:\WAMP\WWW\TEMPLATES\Pasta do Template\IMAGES

::: Mac: MAMP\HTDOCS\TEMPLATES\Pasta do Template\IMAGES

 

Basta substituir a logomarca nova pela antiga, mantendo o mesmo nome e extensão (JPG, PNG ou GIF) e dimensões (em pixels). Para visualizar a mudança no site, é preciso recarregá-lo ou clicar em F5.

 

11. Incluir o recurso para busca dentro do site.

 

Obs: Fica facultado a cada aluno o uso de outros componentes para incrementar o site, como fóruns, RSS, Quem está online (Who’s Online), já disponíveis na instalação padrão do Joomla, ou mesmo o uso de outros recursos gratuitos que podem ser apanhados no site do Joomla (joomla.org).