Isabelle Conde

As mil cores de Carla Lemos

A dona do Modices, um dos blogs de moda de mais sucesso no país, contou sobre o início de sua carreira e deixa uma mensagem: “Vamos ser quem quisermos ser!”

“Posso ajudar?”, perguntou-me a recepcionista do salão TP BeautyLounge, no Leblon, baixinha, de cabelos pretos presos em um coque perfeito. “Estou procurando a Carla Lemos, ela pediu que a encontrasse aqui”, respondi. Imediatamente a compreensão chegou a seus olhos. Ela apontou para um ponto atrás de mim e disse, sorrindo: “Ela está ali”.

Monique Dantas

O dono do “melão”

A trajetória de um apaixonado por dramaturgia que virou colaborador de telenovelas da Rede Globo

Eram pouco mais de 10 horas do dia 23 de maio de 2014, quando Vítor de Oliveira, 37 anos, me recebeu em seu apartamento, no bairro das Laranjeiras, localizado na zona Sul do Rio. Perguntou se foi fácil chegar a sua residência, um apartamento de cinco cômodos, que fica no 15° andar de um edifício cercado de grades na entrada. “Você apertou a campainha? Eu não tinha ouvido o barulho para abrir a porta”, disse. Para ir aos apartamentos do prédio, é necessário tocar o interfone para que o porteiro libere a primeira porta, que leva a um corredor em forma de rampa. Esta leva à segunda porta, já desbloqueada pelo porteiro, e assim é possível chegar à terceira porta, de onde se alcança o elevador do térreo. Após alguns segundos em frente ao apartamento, Vítor abre a porta e convida para entrar . Vítor estava vestindo uma blusa azul com riscados cinza, óculos de grau com armação também azul, como fosse uma combinação com a roupa, e bermuda bege clara cheia de bolsos. Usa sempre boinas, sendo a daquele momento de estampa xadrez, que, segundo ele, é para esconder os poucos cabelos que tem. Raramente aparece em fotos sem usar o acessório e atualmente usa bigode e cavanhaque.

Camille Dornelles

Cláudia Saldanha, a militante da arte

A trajetória da mulher que trocou os pincéis pela sala de aula e hoje luta por uma maior divulgação da cultura a partir de sua mesa na Escola de Artes Visuais do Parque Lage

Nascida em família de artistas e formada em educação artística, a diretora da EAV, Claudia Saldanha, é a idealizadora da primeira revista digital de arte contemporânea do Brasil / Foto: Camille DornellesPara formar artistas e informar amantes da arte. É assim que Claudia Saldanha, diretora da Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV), no Rio de Janeiro, define a nova empreitada de criar a primeira revista digital sobre arte contemporânea do Brasil. A revista Portfolio, lançada em janeiro, traz reflexões sobre várias áreas artísticas para uma experiência lúdica e multitoque em tablets. A ideia inovadora partiu da própria diretora e estava acalentada havia quatro anos.

Patricia Fiasca

Jornalismo e história em 66 anos de profissão

A destacada trajetória de Wilson Figueiredo por alguns dos mais importantes jornais do Brasil

Aos 86 anos de idade, 66 de jornalismo, sem dúvida, Wilson Figueiredo tem muitas histórias para contar. Presenciou não só grandes momentos da crônica do jornalismo brasileiro, mas também uma parte – e que parte – da história política do país. Passou por muitos veículos importantes como a Ultima Hora, de Samuel Wainer, a Tribuna da Imprensa, de Carlos Lacerda, e O Jornal, do magnata Assis Chateaubriand. Mas o periódico em que trabalharia a maior parte de sua vida seria o Jornal do Brasil.