Atividade de escrita literária

A atividade de escrita consiste da redação de um texto narrativo/descritivo a partir de um trecho (indicado abaixo) do filme "Um Beijo Roubado" (My Blueberry Nights), do diretor chinês Wong Kar Wai.

O trecho escolhido relata, sempre pelos olhos da personagem Lizzie, a relação tumultuada entre o ex-casal Arnie Copelland e Sue Lynne. Abalado com o fim da relação, o policial se afunda ainda mais na bebida, tentando afogar sua desilusão amorosa no bar Earnestine & Hazel's, onde Lizzie trabalha à noite. Mas eles se encontram também no restaurante onde Lizzie trabalha durante o dia. Além dos 3 personagens principais, surgem outros personagens secundários, entre eles o Randy, namorado da Sue Lynne, que é alvo da truculência do ex-marido enciumado.

 


Filme "Um Beijo Roubado"
Clique AQUI para baixar

São apresentadas duas opções de trecho do filme que servirão para a narração. Escolha apenas uma!

******************* CENA 1 *******************

00:36:56 [começo] - Sue Lynne entra no bar
[no meio dessa cena deve entrar o flashback abaixo]
00:40:26 [fim] - Arnie chorando

FLASHBACK DA CENA 1

00:33:45 [começo] - Arnie escrevendo uma carta para Sue Lynne
00:35:07 [fim] - Arnie espancando Randy (namorado da Sue Lynne)

**********************************************

******************* CENA 2 *******************

00:33:45 [começo] - Arnie escrevendo uma carta para Sue Lynne
+++++++++ [no meio dessa cena deve entrar o flashback abaixo] +++++++++
00:35:07 [fim] - Arnie espancando Randy (namorado da Sue Lynne)

FLASHBACK DA CENA 2

00:33:03 - Lizzie escreve uma carta para um amigo
00:33:44 - Arnie conversa com Lizzie sobre a carta

**********************************************

 

--- ORIENTAÇÕES SOBRE A ESCRITA ---

A narração de uma das cenas acima deve ser feita cena a cena, mostrando como se sucedem, pelos olhos da narradora (Lizzie), os diferentes acontecimentos da trama através dos dois personagens principais (Arnie Coppeland e Sue Lynne, separados) e do personagem secundários (Randy, namorado da Sue Lynne). Além na narração, claro, deve ser usado o recurso da descrição para apresentar aos leitores os diferentes aspectos dos personagens e dos ambientes que eles ocupam. Podem ser reproduzidos diálogos dos personagens, desde que estes sejam completados com a descrição do modo como foram enunciados por eles. Mas o texto não deve ser feito majoritariamente com diálogos.

Portanto, no texto devem ser aplicados os seguintes recursos formais:

  • Narração cena a cena - relato das situações vividas pelos personagens através de seus pequenos atos.
  • Descrições de ambientes e personagens - no seu modo de falar, gesticular, vestir, expressões faciais...
  • Diálogos - os registros das falas dos personagens (o discurso direto) devem ser preferencialmente acompanhados do modo como eles as expressaram (mas o texto não deve ser escrito exclusivamente ou majoritariamente com diálogos).
  • Foco narrativo - o narrador será sempre a Lizzie, pois a história é contada a partir do que ela vê, mas fica a escolha de um relato com narrador (foco narrativo) em 1ª ou em 3ª pessoa. O narrador em 3ª pessoa mostra a Lizzie como mais uma personagem da história; em 1ª pessoa, a Lizzie conta, ela mesma, o que se passa com os personagens - inclusive com ela.
  • Presente histórico da narrativa - deve ser usado como início da narrativa a cena que abre um dos trechos escolhidos. Mas nesta cena escolhida deve ser feita uma parada na narrativa para incluir o flashback respectivo (fique atentx para o local dentro do texto onde será inserido o flashback e depois retomada a narração cena a cena).

 

Obs: como o filme não deixa muito clara a mudança temporal dos acontecimentos (agressão ao Randy, discussão com a Sue Lynne, por exemplo), fica a critério dos autores apontar no texto os tempos passados entre as cenas (Exemplo: No dia seguinte à agressão a Randy, Sue Lynne vai ao bar de Travis tomar satisfações com Arnie).

O texto deve ser enviado para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..